Powered By Blogger

Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

QTC DA LABRE-RS 









Este é o Radio informativo semanal da Liga de Amadores Brasileiros de Radio EmissãoLABRE/RS, 

Edição de nº 28de29 de agosto de 2015

Divulgue as atividades de interesse dos radioamadores e radioescutas
envie email para a LABRE/RS
labre-rs@labre-rs.com.br




Dias 7 e 8 de Novembro de 2015 –
63º Rancho do Radioamador Gaúcho
em São João do Polesine, Vale Veneto,
visite site para informações:
http://py3ur.blogspot.com.br/

«««««««««

A PALAVRA DA DIRETORIA
Editada pelo Presidente da LABRE/RS
Francisco Aito Vitorino, PY3FAV

Colega radioamador. O ser humano sabe que por melhor que faça alguma coisa, sempre haverá alguém para criticar ou botar defeito. Quando a crítica é construtiva, ou seja, quando vem ajudar a consertar os erros que possam ter sido cometidos, ela é aceita pelo criticado e, provavelmente será levada em consideração. No entanto, quando esta crítica é feita apenas para irritar ou ofender, a mesma não deve ser levada em conta. Temos que fazer “ouvidos de mercador” para o autor da crítica. E isto acontece em qualquer lugar de mundo. Parece que existem pessoas que nasceram apenas para criticar não para colaborar. Mesmo que não façam parte da instituição seja como freqüentador, associado ou dirigente, emitem seus comentários com a finalidade apenas de desestruturar o que está sendo construído, muitas vezes com sacrifício e boa vontade. Na LABRE tem, ao longo dos anos, acontecido este fenômeno. Pessoas que não são associados e muito menos conhecem a entidade, tecem considerações maldosas e descabidas, muitas vezes apenas com o intuito de denegrir a imagem da entidade. Recentemente tomamos conhecimento de algumas críticas feitas contra a LABRE/RS acompanhadas da costumeira pergunta: O que a LABRE nos dá? Ora, a instituição foi criada há mais de 80 anos com a finalidade de defender os interesses do radioamadorismo perante as autoridades e isto vem sendo feito constantemente. Depois, temos que entender que a Liga não é um clube social que promove bailes e shows de artistas famosos. A LABRE foi, é e sempre será uma entidade sem fins lucrativos com a finalidade principal de resguardar as conquistas feitas pelos radioamadores como é o caso das frequências e faixas ocupadas por nós. Presentemente, a LABRE está tratando de conquistar a faixa dos 60 metros para os radioamadores. Aqui no Rio Grande do Sul, a nossa entidade busca junto às autoridades o reconhecimento das mesmas e já temos a Semana Estadual do Radioamadorismo que será comemorada sempre de 1º a 7 de novembro de cada ano, constando da agenda de eventos do Estado. É uma maneira de mostrar à comunidade que nós existimos. Seria muito bom que aqueles que apenas fazem as críticas maldosas que viessem para dentro da instituição e dessem a ela outro caminho, se é que acham que está “tudo errado”. Saiam do anonimato e venham para a trincheira lutar por um ideal, por uma comunidade e sem ser remunerado de forma alguma. Venham fazer com que a LABRE continue existindo com menos de 200 associados, quando o número de radioamadores no estado já supera três mil. Para os que criticam sem participar fica nosso convite: Façam uma chapa e concorram aos cargos eletivos em novembro. Temos certeza que terão muito a contribuir para a sobrevivência do radioamadorismo. Ou não? Por hoje é só. Um bom final de semana a todos e lembrem-se: Amanhã, último domingo do mês, teremos mais uma edição do trocatroca. Compareça, reveja os amigos faça bons negócios e troque idéias. Até a próxima edição do nosso boletim.


«««««««««


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Colegas radioamadores associados e ex-associados da LABRE/RS , aniversariantes do período de 29 de agosto a 04 de setembro, que são:

Dia 30 de agosto - EZEQUIEL STROM FLORES, PY3EZE
 da cidade de Novo Hamburgo
Dia 01 de setembro - ADÃO MOACIR VARGAS DA COSTA, PU3AMC da cidade de Santa Cruz do Sul
Atodos oscolegas aniversariantes,  os votos de um FELIZ ANIVERSÁRIO, com muita PAZ , ALEGRIA  e SAÚDE, são os desejos da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da LABRE/RS


«««««««««

AGENDE-SE

Datas importantes das atividades LABRE/RS e outras de interesse aos radioamadores para este mês de agosto:

Dias 22 e 23 – Concurso CVA fase Fonia em HF
visite site para regulamento www.craec.org
Dia 29 – QTC em CW às 9 horas em 7.155khz, apresentando tópicos do QTC em Fonia.
Dia 30 – Troca Troca na LABRE/RS



«««««««««

TROCA TROCA

Atenção amigos radioamadores que freqüentam o nosso tradicional Troca Troca. No mês de setembro já estão agendados os dias 13 e 27 para o encontro. Anote na sua agenda e compareça na sede da LABRE/RS, das 14 às 17horas, para bater um papo com os amigos e colegas do radioamadorismo além, é claro, fazer um bom negócio.

«««««««««

REGULAMENTO DO CONCURSO FARROUPILHA 2015

Já consta no site da LABRE/RS o regulamento do Concurso farroupilha 2015. Este ano,comemorando seus 60 anos de existência, sendo o concurso nacional mais antigo do país, houve uma remodelação tornando-o mais atrativo a todos os colegas radioamadores.
As atividades ocorrerão nos dias 5 e 6 de setembro para as modalidades de VHF e CW e nos dias 19 e 20 para Fonia em HF. Os participantes poderão optar em participar nas categorias radioamadores (RA), Young ladies (YL), QRP ou Clubes (CL) ,concorrendo em bandas individuais (MonoBand) ou em todas as bandas (ALL Band). O concurso será realizado nas bandas de 80, 40, 20 e 10m,
Também os radioescutas poderão participar desta atividade como forma de incentivo a futuros radioamadores. Sugerimos os colegas radioamadores praticantes das atividades de radioescotismo a incentivarem escoteiros a sua participação.
Serão outorgados 45 troféus aos primeiros lugares de todas as categorias em todos os modos de transmissão.

Retificando a informação anunciada nos QTC’s anteriores,a LABRE/RS informa que não serão enviados CERTIFICADOS IMPRESSO, mas sim disponibilizados eletronicamente a todos os participantes.

Ajuste as suas antenas e não deixe de participar do concurso mais antigo do Brasil. As atividades iniciam-se já no próximo sábado dias 5 e 6 de setembro em VHF e também em CW nas bandas de HF.
Leia o regulamento em
www.labre-rs.com.br


««««««««

SEM COMPROVANTES

O Departamento Financeiro da LABRE/RS solicita aos associados que ao fazerem seus depósitos das mensalidades, enviem por e-mail o comprovante da quantia depositada e o seu primeiro nome ou indicativo. O diretor Luiz Binotto Filho esclarece que existe mais de uma dezena de depósitos feitos na Caixa Econômica Federal mas que seus depositantes não foram identificados. Os depósitos de valores diversos foram realizados de janeiro até junho. Caso algum associado que tenha feito depósitos em algum destes meses e não recebeu seu comprovante de pagamento, favor entrar em contato com a LABRE/RS pelo e-mail labre-rs@labre-rs.com.br.


«««««««««


QTC EM CW?

Você gostaria de ouvir a prévia do QTC da LABRE-RS nos 40m em CW?
Pois é, agora você ouve. Quinzenalmente, em colaboração com a LABRE RS, PY3GBV transmite às 9h00min. da manhã, tópicos do QTC que será emitido em fonia às 13h e 30min.. Estes tópicos são transmitidos em CW à uma cadência de 15 PPM (WPM).
Agende-separa as próximas transmissões que serão realizadas:
Setembro, dias 12 e 26
Outubro, dias 10 e 24 e
Novembro, dias 14 e 28
Nas próximas edições será permitido aos ouvintes, que desejarem, declinar seus indicativos de chamada com uma breve reportagem em CW com cadência entre 10 e 15 PPM.
Fique atento a próxima transmissão que ocorrerá no próximo sábado dia 12 as 9horas em 7.155khz.
Aproveitando, o colega Gerson PY3GBV pede desculpas aos colegas radioamadores pela não realização da transmissão programada para este sábado, dia 29 de agosto, em virtude de falta de energia elétrica em sua região.


«««««««««

POUCOS LUGARES

Ainda restam alguns lugares para o ônibus que levará radioamadores e familiares para o 63º Rancho do Radioamador Gaúcho na cidade de São João do Polêsine dia 7 de novembro. Como já foi noticiado o valor da passagem de ida e volta é de R$ 60,00 por pessoa, devendo o retorno acontecer no domingo dia 8, entre 16 e 17 horas. A saída será na frente do Vida Centro Humanístico, Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, às 6 horas de sábado. Faça sua reserva através do telefone (51) 3368-3972 nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras das 14h às 17h ou pelo e-mail: labre-rs@labre-rs.com.br. Para garantir o lugar faça o depósito de 50% do valor da passagem em uma agência da Caixa Econômica Federal ou nas lotecas, conta corrente 318-6, agência 3447, operação 003. Não se esqueça de enviar o comprovante por e-mail para a LABRE/RS com o seu nome. 


«««««««««

ANATEL RESPONDE

A diretoria da LABRE/RS enviou em julho deste ano correspondência à ANATEL solicitando a liberação do software que é utilizado nas provas de Código Morse para mudança de classe, visando dar aos candidatos um treinamento preparatório para os exames. Também levou ao conhecimento da gerência da ANATEL a desconformidade de alguns candidatos que procuraram a LABRE quanto à forma como vem sendo avaliadas as provas de CW por aquela agência.  A Gerência da ANATEL enviou resposta esclarecendo que “o aplicativo utilizado pela ANATEL é de uso exclusivo interno com o objetivo de garantir o tratamento isonômico e impessoal aos candidatos à obtenção de Certificado de Operador de Estação de Radioamador-COER, classe B. A Agência informou ainda que os critérios de avaliação de candidatos são os seguintes: 1- Os textos transmitidos deverão ser separados em grupos de cinco caracteres; 2 – O responsável pela correção deverá observar, dentro de cada grupo, se os cinco caracteres estão corretos, ou seja, se correspondem aos caracteres transmitidos ou dados a transmitir pelos textos padrão; 3 – Se o candidato transmitir ou receber erradamente um dos caracteres do grupo, todo grupo será considerado incorreto – VAMOS REPETIR ESTE ÍTEM – Se o candidato transmitir ou receber erradamente um dos caracteres do grupo, todo grupo será considerado incorreto”. A diretoria da ANATEL esclareceu também que o comprimento dos sinais são os seguintes: Um traço é igual a três pontos; O espaço entre os sinais formando o mesmo caractere é igual a um ponto; O espaço entre duas letras é igual a três pontos e o espaço entre duas palavras é igual a sete pontos. A ANATEL disse ainda que para a aprovação nas provas de Código Morse é necessário, no mínimo, que o candidato acerte 87 caracteres dos 125 transmitidos e também 87 caracteres dos 125 recebidos. Sobre o possível calendário de provas a ANTEL esclareceu que o agendamento está sendo realizado preferencialmente na última quarta-feira de cada mês, conforme disponibilidade dos recursos necessários para aplicação das provas, alertando que não há um calendário anual previamente aprovado. Os interessados podem obter maiores detalhes e informações pelo telefone (51) 3230-1900 ou pelo endereço eletrônico outorga.rs@anatel.gov.br.


«««««««««

Participação da PY3AAno CONCURSO CVA 2015

No último final de semana, a estação oficial da LABRE/RS, teve sua participação coroada no Concurso Verde amarelo 2015. Com esta afirmativa dá a entender que a LABRE/RS foi uma das ganhadores, mas não sabemos disto até termos o resultado oficial. Cabe esclarecer que a coroação da estação foi a sua efetiva participação em praticamente 21 horas de atividade no rádio, onde tivemos quase 400 contatos realizado um somatório de aproximadamente 75.000 pontos. Há muito a LABRE/RS não participava com um score que se aproximava dos grande clubes. Mas neste caso o feito foi conseguido especificamente após a instalação da nova antena direcional para as bandas de 20,15 e 10m que possibilitaram quase um terço dos contatos realizados. Tivemos um ótima participação nas bandas altas, inclusive realizando bons contatos internacionais.  Fica aqui um agradecimento especial aos operadores: Gilmar, PY3GIN, Henrique, PY3APY, Pavani PU3JFP, Edson, PU3FCC, Lauro, PU3COY, Luiz Paulo, PY3XW e Alexandre, PY3CT que com dedicação ativaram a estação, fizeram ótimos contatos, e demostraram a possibilidade de grandes feitos pela LIGADA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSÃO do Rio Grande do Sul.


«««««««««


COMEMORAÇÃO

Para comemorar os 30 anos do trabalho realizado pelos radioamadores do México e do mundo durante os terremotos que abalaram aquele país em 1985, a Federación Mexicana de Radio Experimentadores manterá em atividade uma estação das 12h19min UTC do dia 18 de setembro até as 00h40min UTC do dia 21 de setembro. A FMRE já solicitou indicativo especial para esta atividade. Os radioamadores que desejarem QSL comemorativo deverão encaminhar cartões via “bureau”. A informação é do Editor de Notícias da IARU-R2 Joaquim Solana, XE1R. E-mail para maiores detalhes: news@iaru-2.org.


«««««««««

BUREAU DE QSLS informa

Mensalmente o Diretor de QSL faz o envio de cartões QSL a todos os radioamadores adimplentes com a LABRE/RS, cumprindo assim o seu compromisso com os associados. Acontece que, estamos no final deste mandato a encerrar no dia 30 de novembro, ou seja,90 dias e na sede encontram-se vários cartões QSL a disposição de associados inadimplentes e também de muitos outros que deixaram de serem associados.
O Diretor de QSL informou que enviará todos os cartões QSL aos seus associados adimplentes até o final deste período , deixando assim o Bureau de QSL’s zerado. Pedimos à aqueles que já não fazem parte do quadro social que procurem a secretaria da LABRE/RS para retirar seus cartões, ou então aqueles associados inadimplentes que coloquem suas contribuições em dia para continuarem a recebe-los.


«««««««««


O QUE VAI PELA COMUNIDADE

Estamos iniciando hoje, um espaço que dedicaremos às notícias que comumente não são divulgadas nas mídias comuns. Acreditamos que estes assuntos são de interesse de todos os gaúchos, pois envolvem os municípios e a capital do estado. Para este fim de semana destacamos dois assuntos.

PRIMEIRO – Ontem, sexta-feira, esteve reunida a subcomissão de transporte hidroviário de passageiros e cargas no Plenarinho da Assembléia Legislativa. Foi feita a apresentação do cronograma elaborado pela Metroplan para viabilizar o transporte na região metropolitana. O objetivo, segundo o deputado Pedro Ruas, é o de viabilizar o transporte de passageiros e cargas nos cursos d’água existentes no Rio Grande do Sul. O superintendente da Metroplan engenheiro Pedro Bisch apresentou os projetos que estão em andamento naquela instituição visando à implantação de linhas regulares de transporte fluvial para algumas cidades da região metropolitana assim como a já existente Porto Alegre-Guaíba.
SEGUNDO – Ambientalistas lançaram manifesto em defesa do Parque Estadual de Itapeva visando à preservação do patrimônio ambiental de Torres e reiterando o papel estratégico que o Parque desempenha para o futuro daquele município e da região. O documento ressalta a urgência de proteger este patrimônio inserido no Bioma Mata Atlântica, Patrimônio da Humanidade, e aponta para o seu papel fundamental na manutenção da biodiversidade e da identidade cultural e paisagística de Torres e região. O Manifesto em Defesa do Parque de Itapeva foi protocolado junto aos poderes executivo, judiciário e legislativo municipal, estadual e federal.


«««««««««


NOTICIAS DA UNIÃO
SANTAMARIENSE DE RADIOAMADORES
USRA

USRA NO CVA SSB
Durante o último final de semana participamos da etapa de fonia do CVA. Em nossa região registramos a participação de PY3TOT, PY3MSS, PY3MSN e PY3PA. Diretamente de Roque Gonzáles, na estação de PY3CAL, estiveram o Claudio PY3OZ, o Pereira PY3TIO, o Rulian PU3PAA e o Reni PU3RAK, que contaram com o apoio logístico do Machado e seu Cristal Dona Iracema. Embora as dificuldades apresentadas pela propagação, identificamos um número menor de estações participantes em nossa região e também em nosso estado. Tivemos a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da competição e percebemos que o nível dos operadores melhorou sensivelmente. O CVA é um dos concursos mais antigos no Brasil e seus organizadores tem conseguido mantê-lo atualizado e a cada ano fica mais evidente seu caráter internacional. Parabenizamos aos organizadores e a todos os participantes que abrilhantaram a atividade, duranteo final de semana.
Queremos cumprimentar ao departamento de radioamadorismo da USRA e atodos os colegas que colaboraram para que a PY3UR estivesse ativa  no CVA.
Pelos escores observados pudemos ver a eficiência de muitas estaçõese  a evolução dos grupos e colegas participantes. Cumprimentamos também a equipe de operadores da PY3AA pelo excelente escore, além do exemplo operacional demonstrado. OCVA 2015 confirmou, com sua realização, ser  mais uma das grandes e significativas atividades radioamadorísticas de competição internacional.


RODUSRA
A Rodada da USRA vai ao ar, de segunda a sexta feira, às 20:00 h, na banda de oitenta metros, em 3,770 MHz.
Durante 2015 estaremos divulgando as informações sobre o63º Rancho do
RadioamadorGaúcho. Dias 7 e 8 de Novembro de 2015. Distrito de Vale Vêneto em
 São João do Polesine. Participe, faça amigos,pratique radioamadorismo e fique bem informado.
Saiba mais visitando: www.facebook.com/63rancho

Notícias, atualidades e interatividade é no BLOG DA USRA.
Paulo – PY3PA

«««««««««

Neste sábado trazemos a matéria publicada no site português. www.ligadomar.wix.com. Que explica em poucas palavras algumas atividades que o radioamadorismo dispõe no cotidiano de outros hobbys pouco conhecidos. Vamos ao texto:

VASCULHANDO A INTERNET....






O Radioamadorismo da vertente
recreativa, social e desportiva
 O Radioamadorismo comporta diferentes tendências e áreas temáticas, inseridas em múltiplas disciplinas, que poderão ir do lazer ao desporto e à competição, da recreação lúdica e cultural, como do apoio e acompanhamento social à salvaguarda de pessoas e bens, passando pela aventura da exploração no mar, na floresta ou montanha e ainda, o aspectos tecnológicos da ciência e educação, vejamos algumas atividades:
Vela de Oceano, a Volta ao Mundo
Inúmeros radioamadores tem velejado e cruzado oceanos, tendo a sua estação de radioamador, como meio de comunicação e companhia. CT1XI M/M (móvel marítimo) foi em 1983 o primeiro radioamador português a conseguir obter uma licença naval, para explorar e operar nas faixas de amador, a bordo do veleiro de oceano de 12 metros,que operava com o indicativo naval de CRKL.

Fascinados pela natureza e o Rádio
Como todas as outras disciplinas do radioamador, também a exploração das comunicações em micro-ondas através dos feixes hertzianos, proporciona duas coisas, o gosto de experimentar e o contacto vivo com a Natureza no alto de montanhas, para melhor se garantirem as ligações em linha de vista, aqui a explorar a faixa dos 24 GHz é um desafio bonito, feito por quem gosta de muito altas frequências.

Operar uma estação de rádio numa ilha deserta
A exploração e a instalação de postos de rádio do serviço de amador, em ilhas desertas, tem sido uma aventura que desde sempre cativou os radioamadores amantes da natureza e que podem viajar por mar.
Em Portugal, a primeira ilha desabitada a dispor de uma posto de rádio, foi a Ilha do Farilhão em 1984, mas antes, em 1975 tinha sido instalado no Farol da Berlenga, um posto de amador, que dali se comunicou com as quatro partes do mundo, num grupo de 3 amadores, formados por CT1DW e outros.
O Radioescotismo vivido no acampamento
O radioamador partilha os seus conhecimentos e os seus equipamentos, com quem quer saber e experimentar a rádio, como um meio de comunicação, capaz de levar a voz o texto e as imagens a todos os lugares do mundo.
Dessa partilha surgem outras vivências, num contacto profundo com a natureza, as crianças e os jovens escotistas, que nos acompanham. Está é uma tarefa que todo o amador, deveria fazer pelo menos, uma vez em cada ano, incluindo nela a família.
Radioamadorismo competitivo

KH0UA CQ WPX SSB (fonia) CONTEST de 2010, exemplo do moderno radioamadorismo desportivo e competitivo, onde um jovem radioamador japonês com 9 anos de idade, dotado de máquinas digitais de gravar e reproduzir mensagens de voz, emitidas sucessivamente, em substituição do operador de rádio, efectuando sucessivas chamadas para «contest».
Esta acção tem por fim, estabelecer curtíssimos contactos, trocando entre os operadores, os indicativos das estações e respectivos números de série dos totais das ligações efectuadas em cada uma das estações. Uma corrida e uma comunicação muito impessoal, mas cujo fim é fazer o maior número de trocas de séries e de indicativos, poderão chegar aos milhares. 
YOTA (YoungstersOn The Air)

Reúnem-se anualmente , os jovens, em diferentes países de acolhimento, durante o tempo de férias anual, realizando actividades centrados nas diferentes disciplinas do radioamadorismo, jogando a fazer concursos, com rádios de livre acesso.
Muitos jovens, sairão daqui potenciais radioamadores, e ligados à técnica e ciência da rádio e electricidade, entre aqueles que ainda não o sejam.

Participe deste QTC nos enviado links sobre o radioamadorismo. Sua participação é importante.  Envie-nos sua participação par ao e-mail:
labre-rs@labre-rs.com.br

«««««««««


Este é o nosso QTC. oradioinformativo semanal da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão do Rio Grande do Sul, a Liga dos radioamadores Gaúchos.
Acompanhe as leituras do Radioinformativo semanal
em HF: 7.155khz  na banda de 40m as 13h30hs e em 3.760khz em 80m às 21hs.

Para a região da grande Porto Alegre, este QTC está sendo transmitido via ecolinck pela frequência de 147500 Mhz,  pelo colega Edson, PU3FCC.

Desde já agradecemos a colaboração dos colegas nas leituras do QTC da LABRE/RS.

Para maiores informações da LABRE/RS visite nossos sites em
WWW.LABRE-RS.COM.BR
WWW.FACEBOOK.COM/LABRE.RS .

Este QTC, e as edições anteriores estão disponíveis para download no site da entidade. Baixe agora esta edição.

Agradecemos a participação de todos os colegas radioamadores e radioescutas.

“Lembre-se, o radioamadorismonão é praticado somente por um radioamador . É necessário dois colegas para haver uma comunicação entre sí. Portanto, estar a frente do microfone e acioná-lo sem ter uma resposta é muito frustrante. Atenda um CQ, participe de uma rodada. Aprenda outros modos de operação e mantenha o espirito de comunicação. Aproveite esta oportunidade, não deixe de ser radioamador em virtude de outros colegas que praticam o mal radioamadorismo. Valorize as suas conquistas, iniciado pela prova que fizeste para chegar ao mundo do radioamador. Pratique, viva, incentive, demostre seu conhecimento e seja feliz com o seu hobby.”
ESTA É LABRE/RS, A LIGA DOS RADIOAMADORES GAÚCHOS. UM BOM FINAL DE SEMANA A TODOS, E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA.



Nenhum comentário: