Powered By Blogger

Total de visualizações de página

domingo, 26 de julho de 2015

Seção a cargo de
PY!BV- LUIZ ONOFRE RIBEIRO .

Em nosso último ´numero de E-P um dos Veteranos apresentados foi exatamente aquele com quem realizamos o 1ª QSO EM (... E LÁ SE VÃO QUANTOS ANOS HEIN MIRA?) 80 metros, quando ingressávamos no radioamadorismo .
    Hoje coincidentemente , vamos apresentar um novo integrante do GV a quem tivemos a satisfação de batizar e, consequentemente, registra-lo como nosso ( mais um pois são muitos ) afilhado.
    Melhor que qualquer busca a realizar será a correspondência que então nos dirigiu o afilhado Carlos Frederico de Mattos Carneiro. Temos a certeza de que os demais colegas já integrantes do GV, e mesmo aqueles que ainda não pediram sua inscrição, irão apreciá-la, tanto como nós.
   ¨ Vai daí, eis a carta do afilhado¨:
¨Meu caro Luiz,
Calos Frederico de Matos Carneiro                                    
ex- PY1CZ, ex-PY3AZ, ex-PY7EB                                  
e atual PY1CZ. um nome grande, com
muitos prefixos para um grande vete-
rano!
                                                              Após tantos anos sem termos contato um com outro - apersar de uma vez por outra eu ter notícias das suas atividades radioamadoristicas -, eis-me diante de você., não pessoalmente como desejava, mas por intermédio desta, para solicitar-lhe um lugarzinho na lista do Grupo dos Veteranos radioamadores brasileiros- se bem que eu não tenha a antiguidade de PY1BV, PY1AFA, PY1FX, PY1CI e outros mais ... antigos .
    Junto a esta envio uma cópia xerox da minha 2ª licença, com o QTH de Rua Bela Vista 67, no Engenho NOvo, mas, a primeira datava de 4-1-1941, e já a 17-1-1941 eu fazia o meu 1ª QSO ( eu morava na Rua Condensa Belmonte) com PY1BV, que é o meu padrinho ( lembra-se da minha satisfação e indisfarçável nervosismo, naquela noite -  as 22 h 20 min, em 80 metros ?) . Meu xmter era uma ¨coisa¨que assustava e assombrava ao mesmo tempo aos que viam. O receptor era um Sickles, com unidade de RF. pré montada, comprada ao Julinho da Willman Xavier, na Rua Uruguaiana. Mas, meu caro Luiz, se fossemos relembrar tudo, tudo, seria muito longo,]. Apenas digo-lhe que em 1942 fui convocado e passei a servir na 3ª Zona Aéria, lá fui PY3AZ, até 1952, quando me transferi para Recife, tomando então o prefixo de PY7EB. Em 1961, pedi 2ª domicílio para cá e tive a grande satisfação de receber o prefixo que foi meu: voltei a ser PY1CZ. Quantas recordações daqueles tempos ¨heróicos ¨- talvez se fizesse mais radioamadorismo naquela época, se bem que há muito se recamava que estava tudo mudado...
    Bem, estimado amigo. Ainda encontrarei um tempinho para abraça-lo pessoalmente e relembrar os nossos bons tempos. De vez em quando apareço na Antenna e abraço e bato um papo ligeiro com o nosso velho amigo Gilberto. Quem sabe um desses dia encontro você. Aí também? Deus queira! - Um abraço saudoso e amigo do afilhado Carlos ¨
    Ora, ora, PY1CZ, Carlos, meu bom afilhado. O nosso primeiro QSO ao que me parece foi ontem! Quem disse a você que o tempo passou? Qual o que ! Nós é que ¨viramos¨ a folhinha muito depressa, não ? portanto, renovo aqui as minhas saudações aos familiares, com votos de que ësse no 1ª QSO seja o marco inicial de muitos e muitos outros¨. Tá ? Um 73 do seu padrinho, sempre QRV .
                                     

Talvez o próprio PY1CZ não acredite no que ora lhe mostramos a sua ¨certidão ¨de batismo ...  



                                                    Fonte Revista Eletrônica Popular Nov./ Dezembro de 1969
                            volume 27 - nª 3